top of page
  • Foto do escritorFABRIU

O que é a etiqueta energética?

O sistema de etiquetagem energética Classe+ não é obrigatório, mas é bastante popular entre aqueles que desejam comprar novos e sustentáveis sistemas de arquitetura. Estamos a falar, nomeadamente, de janelas, portas ou outros sistemas que decerto implementará na sua obra.

Esta etiqueta, que permite comparar os diferentes desempenhos de energia dos mais variados produtos, como é o caso das nossas janelas ou até de portas, foi criada pela Agência para a Energia (ADENE) e mira fornecer aos consumidores um instrumento de apoio à compra de janelas mais eficientes.

Uma janela eficiente poderá ajudar a poupar na fatura da eletricidade, ao permitir que o calor permaneça no interior, e o frio no exterior da habitação, no caso do inverno; e vice-versa, no caso do verão. Também a poluição sonora será muito menor, ou praticamente erradicada, dependendo da grossura do vidro implementado com a janela.


Como Ler a Etiqueta Classe + numa Janela


Existem várias informações presentes numa etiqueta energética de Classe+, que deverá saber decifrar.


1. Primeiramente, temos uma pirâmide da classe energética, que vai desde a letra F (que categoriza a menos eficiente) até à letra A+ (a mais eficiente).


2. Logo depois, temos quatro fatores indicativos:


a. o nível de conforto (no verão e no inverno);

b. o nível de transmissão térmica - que se trata da capacidade que a janela tem em reter a energia (calor ou frio). Neste caso, quanto menor for o valor, melhor. Isto porque as trocas térmicas serão menores;


c. o fator solar – que quanto menor o valor, menor será a radiação solar que conseguirá penetrar para o interior;


d. e a transmissão luminosa, que é a quantidade de luz capaz de ser transmitida através do vidro da janela.


3. A meio da etiqueta, estará disponível a informação da permeabilidade ao ar: ou seja, a capacidade da janela em reduzir as infiltrações de ar; e a atenuação acústica, que se trata da capacidade da janela em atenuar os sons do exterior.







Programa de Apoio a Edifícios Mais Sustentáveis

Para quem procura trocar as suas janelas existentes por umas com uma classe energética mais favorável, existe um apoio em forma de programa do estado, que tem como objetivo financiar medidas que promovam sobretudo a eficiência energética e ambiental dos edifícios, e reduzir em pelo menos 30% o consumo de energia.

Ao abranger habitações já existentes, unifamiliares, multifamiliares ou frações autónomas, construídas até 2006, em qualquer parte do país, qualquer pessoa singular com direito de renovar o seu imóvel poderá beneficiar deste programa de apoio a obras ou a compras de equipamentos destinados a melhorar a eficiência energética na sua casa.


Compre de Forma Sustentável e Pense no Seu Futuro

As alterações climáticas estão cada vez a fazer mais efeito. O calor extremo e o frio extremo podem ser evitados no conforto da sua casa. Trocar as suas janelas por umas mais eficientes, será uma grande ajuda na fatura da eletricidade. Ou, quem sabe, se está a construir a sua primeira habitação e procura implementar as janelas mais eficazes para uma qualidade de vida mais elevada.



Conte com a FABRIU para o aconselhar e fazer chegar até si as últimas novidades e tendências. Peça um orçamento grátis e receba uma resposta em 24h!


A nossa equipa técnica poderá aconselhá-lo ainda melhor em relação a este assunto e qual a instalação mais indicada para o seu projeto.

222 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo

Komentarze


bottom of page