• FABRIU

Como controlar a condensação nas janelas?

A condensação das janelas é um problema mais comum que podemos encontrar nas nossas casas. Na maioria dos casos isto é causado pela má qualidade dos caixilhos instalados e insuficiente ventilação da habitação.


Neste artigo vamos explicar quais são as causas da condensação e como podemos evitá-la.


Condensação


A condensação é um processo físico-químico no qual ocorre a transformação da matéria, do estado gasoso para o estado líquido. No caso de a temperatura da superfície interior da janela for mais fria em comparação com a temperatura do ar no interior da habitação a água vai assentar na janela. As janelas são um dos elementos que separa o interior e o exterior da casa e por esse motivo é que são as áreas onde aparece a condensação. O fenómeno de condensação é mais comum aparecer no inverno quando o tempo frio lá fora contrasta com o ambiente quente da nossa casa. Posteriormente, isto pode causar a formação de bolor e manchas negras que por sua vez podem prejudicar a saúde e bem-estar dos habitantes da casa.

Dicas para evitar a condensação


Ventilação É importante ventilar a casa diariamente para renovar o ar anterior em casa e combater os problemas de humidade e condensação.

Manter uma temperatura constante Para evitar a condensação é fundamental manter a temperatura constante dentro da habitação. No caso do verão quando há um calor excessivo recomenda-se abrir as janelas para baixar a temperatura. Durante o inverno, caso a temperatura estiver baixa é recomendado utilizar algum aparelho para aquecer a casa.

Usar os desumidificadores Os desumidificadores são os aparelhos que absorvem a humidade e deste modo eliminam o vapor de água contido no ar.

Escolher as janelas de qualidade

Para evitar a humidade excessiva e a condensação é importante escolher as janelas que apresentam elevado nível de isolamento e estanquidade ao ar. O PVC é um material com baixa transmitância, posto isto as janelas em PVC são uma ótima opção. Para alem da qualidade das janelas é importante que a montagem das mesmas seja feita de uma forma correta.

190 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo