• FABRIU

Isolamento Acústico das Janelas

As grandes cidades oferecem aos seus residentes inúmeras vantagens, no entanto o ar poluído e o ruído são os problemas que acompanham constantemente os habitantes dos municípios. O ruído constante, inquestionavelmente, afeta o bem-estar, saúde e esperança da vida das pessoas. Estudos afirmam que, devido ao ruído contínuo, os habitantes dos centros urbanos vivem menos 8 anos do que os habitantes das zonas rurais. Ao mesmo tempo, o nível de ruído em municípios aumenta 1-2 dB em cada ano.


Hoje em dia, já estamos habituados aos ruídos contínuos, quer fora de casa, quer dentro habitação. Os mesmos influenciam negativamente o nosso corpo, levando-o ao estado de stress, daqui surgem dores da cabeça, sensação de nervosismo, falta de descanso e sono adequados.


As janelas em PVC modernas apresentam alta capacidade de isolamento acústico, não permitindo a entrada do ruído exterior para dentro da habitação.


Intensidade sonora do dia-a-dia:


10 dB: Aragem na folha de uma árvore

20 dB: Sussurro

50 dB: Conversa em tom “normal”

85 dB: Carruagem de metro

90 dB: Tráfego intenso na zona urbana

100 dB: Martelo pneumático

120 dB: Concerto da música

130 dB: Avião

140 dB: Fogo de artifício



Como melhorar o isolamento acústico das janelas?


O isolamento acústico de uma janela é a capacidade que a mesma apresenta para impedir a entrada de fontes de ruído exteriores para dentro da casa. A atenuação acústica (Rw) de uma janela é a diferença de ruído entre os dois espaços que estão separados por janela. Quanto mais alto for o valor do Rw, melhor será a capacidade do isolamento acústico da janela.


Fatores que influenciam o nível de isolamento acústico:


Forma de abertura da janela: para obter os níveis de isolamento acústico mais elevados, deve optar, sempre que seja possível, por sistemas de abrir (batente, oscilobatente) em vez dos sistemas deslizantes. A diferença poderá ser de 10 dB.


Tipo de vidro: a capacidade isolante das janelas depende, em grande parte, da espessura do vidro. Portanto, quanto maior for a espessura do vidro, mais elevada será a capacidade de isolamento acústico da janela.


Profundidade de perfil e número de câmaras: A janela com o perfil de profundidade mais elevada apresenta o nível de isolamento mais elevado. O número de câmaras do perfil também influencia a capacidade de isolamento acústico da janela.



Adquire as janelas com elevado nível de isolamento acústico e ganhe mais conforto, mais saúde, mais produtividade e menos stress.

31 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo