top of page
  • Foto do escritorJulia

Janelas eficientes. O que são e quais são as suas vantagens?

A eficiência energética de uma casa é uma questão que apresenta grande relevância hoje em dia. As janelas e portas são as partes de casa mais afetadas pelo ambiente externo. As janelas com baixo grau de isolamento térmico causam a perda de calor no inverno e permitem a entrada de radiação térmica excessiva durante o verão. Por este motivo, muitas pessoas substituem as suas janelas antigas por janelas novas de PVC, que controlam a climatização interior, melhoram o isolamento sonoro e otimizam a ventilação.


Janelas PVC numa sala de estar - Projanelas
Mesmo estando fechadas, as janelas causam perdas contínuas de energia. As perdas do calor durante o inverno podem ser de 30%.


Há diferenças entre janelas simples e janelas eficientes?


Apesar de uma semelhança exterior e o mesmo material do perfil, ambos os tipos de janelas apresentam diferenças significativas. As janelas eficientes distinguem-se pelo facto de proporcionarem elevadas propriedades de isolamento térmico, nomeadamente, apresentam um coeficiente de resistência à transferência de calor aumentado. Como resultado, o calor fica retido no interior da habitação e a proteção contra o frio exterior é mais elevada. Durante os meses do verão, os raios solares não entram para o interior, mantendo a temperatura confortável.

As principais diferenças das janelas com alto nível de isolamento térmico dão-se ao tipo de vidro, que deve ter uma câmara ou mais, sendo que este apresenta 80% da área total de uma janela. Outro aspeto obrigatório é a presença de um perfil em PVC “quente”, ou seja, com profundidade de instalação de 70 mm e o número de câmaras superior a 5.



Porque janelas eficientes?


As janelas eficientes classe A + são muito procuradas nos dias de hoje, as suas propriedades técnicas apresentam elevado interesse e importância. São indispensáveis para qualquer espaço, visto que para além de garantirem a segurança e conforto, aumentam a classe energética de uma habitação. Ao controlarem a climatização no interior de casa, reduzem os gastos de eletricidade em aquecimento no inverno e arrefecimento no verão, possibilitando uma poupança significativa do dinheiro.

Todos os elementos da janela – perfil, vidro e acessórios – contribuem para a poupança na fatura de eletricidade e aumentam a classe energética da sua casa.


Mae e pae brincam com crianca a frent de uma jnelas em PVC - Projanelas

213 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo
bottom of page