top of page
  • Foto do escritorJulia

Diferentes formas de abertura das Janelas e Portas (Parte 1)

Atualmente, existe uma grande variedade dos tipos de abertura das janelas e portas, o que permite ir ao encontro das necessidades e possibilidades de uma habitação. Na face da construção ou remodelação de um espaço os requisitos como a boa funcionalidade e abertura adequada apresentam um papel fundamental. As janelas e portas de sacada em PVC e Alumínio podem ter aberturas com sistemas de abrir lateral ou aberturas com sistemas deslizantes.


Existem dois constituintes fundamentais das janelas e portas de sacada, que definem a forma de abertura. Um deles é o tipo de perfil, que varia entre as diferentes formas de abertura. O tipo das ferragens utilizadas é outro ponto importante.

Os sistemas das janelas e portas de sacada que disponibilizamos apresentam uma ampla variedade de possibilidades de abertura, podendo ser adaptados a qualquer espaço e satisfazer as necessidades de cada um.


Sistemas de abertura lateral


Na primeira parte vamos falar sobre os tipos de abertura lateral existentes das janelas e portas de sacada em PVC e Alumínio.


Janela de Batente


O tipo de abertura batente é um dos mais populares e antigos. As janelas e portas de sacada com esta forma de abertura são de uma utilização extremamente fácil. As folhas abrem sobre um eixo vertical, num ângulo de 90º. As folhas podem abrir para fora ou para dentro, sendo que a abertura para fora é pouco utilizada. Esta forma de abertura permite uma excelente ventilação e um ambiente mais iluminado.





Janela Basculante


A parte superior da janela basculante pode ser movimentada sobre um eixo horizontal e colocada em modo de ventilação. A janela com este tipo de abertura é fácil de ser manuseada e ocupa pouco espaço.


Costuma de ser utilizada em cozinhas e casas de banho.





Janela Oscilo-Batente


As janelas e portas de sacada oscilo-batentes são muito comuns hoje em dia e podem ser instaladas em diferentes ambientes. Esta forma de abertura combina em si os dois tipos de abertura que falamos anteriormente (batente e basculante). O constituinte da janela que permite a abertura de duas formas distintas é a ferragem.


As janelas e portas de sacada com este tipo de abertura garantem um elevado nível de isolamento térmico e acústico.




Janela Pivotante


Na janela com abertura pivotante, a folha gira ao redor de um eixo central, horizontal ou vertical, abrindo para o interior ou exterior. Esta rotação entre a parte externa e interna permite regular a ventilação.


Este tipo de janela é geralmente usado nas cozinhas, corredores e casas de banho.




3.253 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo
bottom of page