top of page
  • Foto do escritorJulia

Diferentes formas de abertura das Janelas e Portas (Parte 2)


Sistemas com abertura deslizante


Nesta parte vamos falar sobre os tipos de abertura com sistema deslizante existentes nas janelas e portas de sacada em PVC e Alumínio.


Janela de Correr


As janelas e portas de sacada com abertura deslizante são utilizadas com muita frequência nos dias de hoje. A abertura deste tipo de janelas acontece por um movimento em paralelo ao vão. Este sistema de abertura não ocupa espaço, que em alguns casos é um ponto indispensável. Para além disso, é o único tipo de abertura em que todas as folhas podem ser movimentadas.

As janelas e portas de correr são fáceis de utilizar, necessitam de uma manutenção mínima e permitem a entrada da luz para o interior de casa.


Porém, os valores de isolamento térmico e acústico das janelas e portas de correr são inferiores em comparação com os outros tipos de abertura.



Janela Oscilo-Paralela


A janelas e portas de sacada oscilo-paralelas funcionam de duas formas, combinando os tipos de abertura de correr e basculante. Permite uma abertura na totalidade, funcionando como uma janela de correr. Assim como, possibilita fazer uma ventilação no interior sem necessidade de abrir a janela por completo, funcionando como uma janela basculante. É importante referir que é apenas permitida a abertura de uma das folhas, sendo que a outra folha tem de ser obrigatoriamente fixa.



Para além das vantagens já referidas, as janelas e portas oscilo-paralelas apresentam um excelente isolamento térmico, controlando a climatização interior, reduzindo os gastos de eletricidade e aumentando o conforto do seu espaço.


Janela de Correr Elevatória


É uma forma de abertura bastante recente, que permite criar grandes superfícies envidraçadas. As ferragens com elevação permitem as folhas destas janelas deslizarem com muita facilidade. Das vantagens deste modelo de portas de sacada destacam-se a eficiência energética, entrada de luz natural para o interior e boa visibilidade para o exterior.


Habitualmente, este modelo de portas de sacada é colocado em pisos inferiores das moradias, como vão de acesso aos terraços.




Sistema de Harmónio


No sistema de harmónio as folhas são dobradas para interior ou exterior e são suportadas através de dois carris, um inferior e outro superior. Este sistema de abertura permite criar uma boa circulação do ar e uma passagem livre entre o interior e o exterior. Para além de as janelas e portas em harmónio serem muito elegantes, proporcionam uma maior visibilidade para o exterior e conforto.



566 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo
bottom of page