• FABRIU

Como Acabar com a Humidade em Casa

Com o frio e a chuva, chegam também os problemas relativos à humidade e à condensação. As casas do nosso país são notoriamente conhecidas por não estarem preparadas para as condições meteorológicas do inverno, pelo que é fundamental ter conhecimento destes problemas e de como os resolver.


Em Portugal, uma em cada cinco crianças encontra-se exposta ao bolor e a outros efeitos da humidade, e 35% das famílias têm dificuldade em manter a habitação quente durante as temperaturas frias do inverno.


Os Problemas da Humidade

Para além de desenvolver fungos e ácaros, que são prejudiciais para a saúde respiratória, a humidade em níveis muito elevados é um fator de peso para a corrosão de materiais orgânicos. Isto terá um impacto notável nos objetos de madeira, que são extremamente mais propícios à deterioração, pois absorvem a água.

Já a humidade em níveis inferiores aos recomendados também origina problemas semelhantes, como danos de corrosão e desconforto respiratório, em especial para quem já sofre de alergias. Como tal, é importante manter a humidade dentro dos níveis aceitáveis, que é normalmente entre 50% a 60%.


A Condensação

Quando o ar húmido arrefece exponencialmente, para temperaturas inferiores ao ponto de orvalho, o vapor de água passa para o seu estado líquido. Este efeito resulta no escorrimento de água pelas janelas e paredes. Quando existe problemas de condensação constantes numa casa, é de esperar que ocorram danos nos canos, devido à oxidação do metal, e claro, danos à saúde de quem lá habite, pois, a criação de fungos acresce muito mais perante a existência de condensação.


Como Livrar a Casa da Humidade e da Condensação

Primeiramente, poderá adquirir algum aparelho que consiga medir os níveis da humidade dentro da sua habitação. Existem termómetros de parede para interior, capazes de ter esse efeito. Assim, poderá saber exatamente a gravidade do problema na sua casa e se necessita de recorrer a técnicas mais aprofundadas, como mudanças estruturais (como por exemplo trocar as janelas e portas e por umas mais eficientes) ou se será suficiente aplicar as técnicas mais simples que iremos descrever.

Como já foi referido, níveis de humidade muitos secos (50% para baixo) vão irritar e secar as suas vias respiratórias; já níveis de humidade muito elevados (60% para cima) vão humidificar o ar e aumentar em 40% a criação de fungos e bactérias. Utilize o seu termómetro para manter os níveis de humidade entre os 50% e os 60%, sendo estes os níveis ideais.


Algumas dicas práticas para combater a humidade:

  •  Utilize um desumidificador nas áreas mais húmidas da sua casa;

  •  Areje a sua casa todos os dias;

  •  Evite secar a roupa dentro de casa;

  •  Aqueça as divisões mais frias da sua casa;

  •  Ao cozinhar, ligue o exaustor e tape as panelas.

Poderá encontrar mais dicas e mais explicações acerca das mesmas neste nosso outro artigo.

Todavia, estes simples passos não são os suficientes para combater os problemas de humidade na maior parte das habitações do país, que já são velhas e em deterioração. Nesses casos, será necessário recorrer a uma abordagem mais aprofundada e começar e pensar em fazer pequenas obras estruturais para proteger não só a sua habitação, e garantir que esta possa ser a sua casa durante muitos mais anos, mas também para proteger qualquer indivíduo que nela viva.


Janelas e Portas em PVC

O PVC é um material bastante popular para quem procura proteger a casa contra as adversidades do inverno várias razões:

  • Possui uma baixa condutividade térmica, minimizando a perda de calor;

  •  É resistente à corrosão e à degradação;

  •  Proporciona um isolamento acústico;

  •  Pode ser combinado com outros materiais, como a madeira.

Veja aqui mais vantagens de trocar ou instalar janelas em PVC.


Identifique os Sinais e Atue Rápido

Com os fungos e o bolor, vem também os maus odores. Um cheiro desagradável a mofo poderá ser sentido se a sua casa não estiver a arejar o suficiente e estiver a acumular humidade acima dos níveis recomendados.

Se atuar rápido aquando o aparecimento dos sinais, poderá conseguir livrar-se da humidade e da condensação com simples truques como ventilar a sua casa todos os dias. Mas terá de agir rápido, pois este é um problema progressivo, que terá ainda mais implicações à medida que o tempo passe.


Em Tempos de Crise, invista o seu Orçamento

Com os preços da eletricidade a dispararem cada vez mais, é normal que as famílias portuguesas pensem muito bem antes de efetuar qualquer tipo de mudança nas janelas ou até portas da sua casa. Mas se pensar a longo termo, ao investir em janelas e portas eficientes, estará a poupar imenso em eletricidade e eventuais problemas de corrosão e de humidade nos anos que virão.


Fale connosco sem qualquer compromisso e explore as suas opções.

430 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo